top of page

Como estudioso de literatura, sou apreciador da escrita de Machado de Assis e da forma como ele cria personagens e situações que fazem o leitor se embrenhar na complexidade psicológica da alma humana. Nem sempre é tarefa fácil levar para o palco uma obra caracterizada pela precisão linguística e escolha de situações que embaralham a percepção do leitor.

 Foi com muita satisfação que presenciei em junho de 2015 no Teatro Augusta a versão que a Das Duas Cia. De Teatro fez ao traduzir para o palco o rico romance machadiano Memórias Póstumas de Brás Cubas. Com seguidas sessões com casa cheia, o exigente público paulistano se encantou com a competente interpretação das atrizes Renata Mazzei e Christiane Lopes, as duas que nomeiam a Companhia teatral.

Ao revezarem-se no papel de Brás Cubas, Renata e Christiane seduzem o público com tiradas engraçadas e ao mesmo tempo críticas do protagonista, de sua infância aos derradeiros momentos de sua vida.

Complementado por uma equipe eficiente na iluminação, na maquiagem e no cenário, recomendo a montagem para um público jovem (incluindo o natural interesse de estudantes do ensino médio, já que o livro está na lista de vestibulares importantes) e adulto, que, com a simpatia de Brás Cubas e das atrizes que o interpretam, seduz a plateia de maneira serena, o que apenas confirma no palco a grandeza do texto de Machado de Assis. Recomendo esta montagem da Das Duas Cia. De Teatro para quem quer ser apresentado ao texto do maior escritor brasileiro de todos os tempos e também a quem já o aprecia de outras páginas ou outros palcos.

 

Anderson Borges Costa

Escritor e Professor de Literatura

Memórias Póstumas da Das Duas é vibrante, divertida, dinâmica, tem excelentes atuações, e dialoga muito bem com o romance.

 

Ivani Batista. Profa. De literatura

Precisava ler o texto para a escola, mas nunca tive vontade. Depois de assistir a peça, saí com muita vontade de ler o livro.

Victor Amaral. Aluno do 2 grau

Faz muito tempo que li este romance, mas sempre foi um dos meus favoritos, e assistir a montagem da Das Duas me fez reforçar a minha admiração pela obra.

Priscila Vasco

bottom of page